DEVOCIONAL

01 de novembro de 2023
ESCRITO POR JOSÉ APARECIDO DA SILVA
MODERNA
A IDADE
O movimento carismático e pentecostalismo
No século XX, um dos acontecimentos mais importantes para o cristianismo foi o surgimento de grupos carismáticos e pentecostais, os quais afirmam que o cristianismo moderno pode redescobrir e tomar posse do poder do Espírito Santo, descrito no Novo Testamento, em especial no livro dos Atos dos Apóstolos. O termo "carismático" deriva da palavra grega charismata ("dons", particularmente "dons espirituais"), e os cristãos carismáticos acreditam que esses dons espirituais ainda nos são acessíveis. O termo "pentecostal", que guarda certa relação com o termo anterior, refere-se aos acontecimentos que ocorreram no Dia de Pentecostes (At 2.1-12), vistos pelos carismáticos cristãos como o estabelecimento de um padrão de vida cristã.
A atual redescoberta dos dons espirituais está relacionada ao movimento conhecido como pentecostalismo, considerado geralmente como o primeiro movimento do período moderno a demonstrar claras inclinações carismáticas. C. Peter Wagner, em seu estudo sobre o desenvolvimento dos movimentos carismáticos no século XX, destaca a presença de três "ondas" dentro do movimento.
A primeira delas foi o pentecostalismo clássico, que surgiu no início da década de 1900 e se caracterizou por sua ênfase sobre o dom de línguas. A segunda onda ocorreu nas décadas de 1960 e 1970 e esteve ligada às denominações de maior influência, inclusive ao catolicismo romano, à medida que incorporavam a cura espiritual e outras práticas carismáticas. A terceira onda, ilustrada por personalidades como John Wimber, põe seu foco na questão dos "sinais e prodígios." Embora seja possível alegar que o movimento carismático possua antigas raízes históricas, a origem de seu desenvolvimento no século XX é geralmente atribuída 1 6 2 Principais marcos ao ministério de Charles Fox Parham (1873-1929). Em 1901, Parham traçou as idéias básicas que viriam a se tornar características do pentecostalismo, entre elas a prática do dom de línguas e a crença de que o "batismo do Espírito Santo" era uma segunda bênção, concedida após a conversão. Essas idéias foram desenvolvidas e consolidadas por Joseph William Seymour (1870-1922), um pastor negro que esteve à frente de um grande avivamento carismático, que ocorreu na Azuza Street Mission, localizada no centro de Los Angeles, durante o período de 1906-1908. Grande parte dos grandes grupos pentecostais estado-unidenses, como as Assembleias de Deus, por exemplo, traçam sua origem a esse período.
O grande impacto do movimento carismático, porém, data dos anos de 1960.O incidente que despertou a atenção pública para o movimento ocorreu em Van Nuys, Califórnia, no ano de 1959, quando um pastor episcopal local contou a sua congregação que havia ficado cheio do Espírito Santo e que falara em línguas. Isso
levou à ênfase generalizada da questão da renovação carismática, entre as igrejas de maior influência na Europa, nos Estados Unidos e na África do Sul. O súbito aparecimento de grupos pentecostais na América Latina também pode ser datado desse período.
O movimento mais recente ligado aos "sinais e prodígios", que atribui grande
ênfase à importância da cura espiritual, causou controvérsias. Alguns críticos disseram que o movimento apresenta o evangelho de uma forma totalmente destituída de relação com a questão do arrependimento ou do perdão, acusações essas que se intensificaram particularmente após a Conferência sobre Batalha Espiritual, em Sydney, na Austrália, no ano de 1990. A controvérsia posterior concentra-se em torno da própria teologia da cura. No entanto, fica evidente que está em formação um grande movimento, com potencial para articular, por si mesmo, sua teologia. A nova percepção e experiência relativas à presença do Espírito Santo na igreja atual têm levantado uma série de debates sobre a natureza do batismo do Espírito e sobre quais, dentre os vários "dons espirituais" (charismata), são de maior importância, tanto em relação à fé e à espiritualidade na esfera pessoal, quanto em relação à edificação da igreja como um todo.

